Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Ademir Pascale Cardoso


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Adeus, Lênin!

por Ademir Pascale Cardoso *
publicado em 12/12/2007.

"Adeus, Lênin! É um longa imperdível não só para os cinéfilos, mas para todos aqueles que desejam aguçar sua visão de mundo e conhecer um pouco mais da história além de seus horizontes"

Muitos acham que obras de arte são retratadas apenas em quadros de pintores famosos... mero engano. Existem bons filmes, mas existem àqueles que considero verdadeiras obras de arte, como no caso de "Adeus, Lênin!"; uma lição de vida; uma aula sobre história e política; a visão da população com o fim da Alemanha Oriental. O roteiro de Wolfganger Becker (diretor e roteirista) e Bernd Lichtenberg é impecável e, como se trata de um tema político, o longa teria tudo para ser cansativo, mas devido a sutileza do lado cômico, tornou-se surpreendentemente agradável; memorável - uma aventura vivida pouco antes da queda do muro de Berlim. Com meus 13 anos de idade - ainda lembro-me bem desta época (1989), mas não entendia muito bem o que estava acontecendo nos dois lados da Alemanha. Lembro-me que no ano de 1994, em um passeio na rua Augusta nos Jardins, vi uma loja vendendo um pedacinho do muro de Berlim, como um souvenir e, o preço não era muito acessível para um garoto de 18 anos. Agora, se o pedaço do muro era verdadeiro, não saberia dizer, poderia ser o pedaço de qualquer muro. Enfim, não comprei o souvenir, mas lembro-me dele até hoje, 13 anos depois.

Ao iniciar o longa, logo vi que seria extraordinário, pois o diretor usa uma película inicial de baixa-resolução - provavelmente uma película 8mm ou super-8 -, dando impressão de uma filmagem caseira; amadora. Este toque cria uma realidade e uma certa seriedade na trama. Wolfganger Becker também usa planos abertos na filmagem, mas nada exagerado.

Adeus, Lênin! É um longa imperdível não só para os cinéfilos, mas para todos aqueles que desejam aguçar sua visão de mundo e conhecer um pouco mais da história além de seus horizontes. Este longa reafirma a minha convicção de que muitos filmes são didáticos, impulsionando minha idéia de levar adiante um projeto de inclusão social neste ano de 2008 - Espero que a Prefeitura facilite e coloque em ação este projeto que visa a melhoria no ensino pedagógico para a população de baixa-renda; os "ainda" excluídos da sociedade.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Good Bye, Lenin!
Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Ano: Alemanha - 2003
Distribuidora: Sony Pictures Classics
Direção: Wolfganger Becker
Roteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg
Site Oficial: www.good-bye-lenin.de

Sobre o Autor

Ademir Pascale Cardoso: Crítico de cinema e editor do Portal Cranik, Ademir Pascale, é criador de um projeto de inclusão social e cultural, intitulado “Vá ao cinema!”, o qual já beneficiou mais de 5 mil e quinhentas pessoas de baixa-renda de todo o Brasil com o acesso gratuito às salas de cinema. Idealizador e Editor do Portal Cultural Cranik “www.cranik.com” desde 2003, é também crítico de cinema e coordena uma equipe de jornalistas e estudantes da área de comunicação social em seu portal ( http://www.cranik.com/equipe_cranik.html ), colunista de diversos sites culturais, Ademir Pascale é também um dos grandes divulgadores da sétima arte e do incentivo à leitura no Brasil, possuindo parceria com as maiores distribuidoras de filmes e editoras, o qual disponibiliza concursos culturais em seu Portal, incentivando a leitura e a ida ao cinema. O Editor já foi aluno de alguns dos maiores cineastas da América Latina, como: Paulo Betti, Guilherme de Almeida Prado, Toni Venturi, Imara Reis, André Sturm, Fernando Bonassi, Vera Hamburger, Lina Chamie, De Blasiis, Kátia Coelho, entre outros, além de ter concluído seu curso de roteiro para cinema com o conceituado autor e produtor norte-americano “Hugo Moss”.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Escrever é escrever, por Gabriel Perissé.

Língua pátria, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos