Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O varal de dona Glena

por Airo Zamoner *
publicado em 20/09/2003.

Não levou muito a sério no início. Enxergava pouco e atribuiu o que vira a falhas da velhice. Mas aquilo voltou diante de seus estarrecidos olhos. Primeiro, foi a camiseta do neto. Em letras grandes, estava gravado o nome de um candidato a presidente que passara por lá, tempos atrás, e até fora eleito. Além do nome, tinha mais uma frase, falando aquelas bobagens que inventam para conseguir votos. Ela tirou a peça do balde, sacudiu para esticar bem, antes de fixar os grampos. Colocou exatamente naquele cantinho e então aconteceu...

As letras escorregaram lentamente pela camiseta. Incrédula, olhou para baixo e ainda pôde vê-las se desfazendo pelas ranhuras do chão respingado. Ficou por alguns instantes paralisada, procurando o pensamento atrapalhado.

Olhou para o varal e havia pelo menos mais duas camisetas. Uma com palavras sérias, talvez um pensamento filosófico, profundo. Outra com propaganda de um banco, dizendo que era o melhor de todos. As letras muito visíveis e bem impressas. Escolheu aquela com a frase importante. Retirou os grampos, ajeitou a peça, fixou-a. Afastou-se, esperando ver novamente as letras caírem, mas nem se mexeram.

Achou que estava mesmo ficando louca, ou velha demais. Pensou em voltar para dentro e retornar ao estafante trabalho de cada dia, deixando esses delírios de lado, mas não conseguia se conformar. Examinou a camiseta do neto, agora branca, sem nada escrito. Olhou para a outra, a do banco, um banco até bem famoso. Arrancou-a do varal, jogou nos ombros para livrar as mãos e retirar a outra peça. No mesmo lugar colocou a do banco e quando fixava o segundo grampo, as letras começaram a escorregar, sumindo pelas frestas do terreno batido.

Na hora do almoço, mesa cheia, tocou no assunto, constrangida. Varrendo os rostos, um a um, na busca de sinais de ter sido ouvida, garantiu que as letras de algumas camisetas caíram e foram engolidas pela terra. Insistiu:

– Com outra camiseta não vi nada!

Alguém, mastigando apressado, sussurrou alguma coisa sobre ilusão e os efeitos do sol.

Glena teimou. Disse que viu claramente letras escorregando inteiras sobre o tecido até caírem. Os netos trocaram olhares marotos, temperados com risinhos safados. Não quis fazer papel ridículo e se calou.

Dia após dia tudo voltava a se repetir e ela já não se importava. Quando pendurou uma camiseta de primeira lavada no maldito cantinho, a vizinha, enroscada na cerca, deu um berro espichado. Mais algumas palavras embaralhavam letras e escorregavam pelas dobras úmidas, desaparecendo terra adentro.

– Você viu? – quis confirmar Glena.

– Claro que vi, Dona Glena! Que foi isso? Será que estou louca?

Glena explicou toda a história. Disse que já estava até acostumada com aquilo, pensou que era velheira, coisas assim. A vizinha perguntou se também podia experimentar. Diante de olhos assombrados, ora as letras caíam, ora nem se mexiam.

A vizinha, num salto, volta para sua casa sem despedidas. No final da tarde, um pequeno grupo de pessoas batia à porta de Glena, carregando camisetas, moletons e outras roupas com frases estampadas. Queriam testar o varal de Glena.

Em pouco tempo a cidade toda fazia fila na porta. Um senhor grisalho ao invés de roupa, trouxe jornais, revistas, cartas, relatórios com entrevistas e declarações de gente importante. Pendurou folha por folha e muitas letras caiam, como acontecia nas roupas. As páginas ficavam com muitos espaços vazios. Desconhecido era o critério usado para escolher o que caia e o que ficava.

A discussão acabou quando aquele senhor grisalho colocou num papel uma afirmação mentirosa e outra verdadeira. Na mentirosa, escreveu que ele era mulher e na outra, que Glena era a dona da casa. Só ficou no papel a frase da Dona Glena. O resto foi tudo ao chão.

A cidade nunca mais foi a mesma depois do varal de Dona Glena.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Poltrona Escura, por Leonardo Vieira de Almeida.

Complexo de vira-lata, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos