Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Nas férias, uma boa leitura é o livrinho do caipira

por Jacinto Guerra *
publicado em 16/07/2007.

O mineiro Wulcino Teixeira de Carvalho, psicólogo e funcionário da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, vira o Nacreto, autor e personagem de Bravuras e bravatas de um caipira, (contadas por ele mesmo), umdos livros mais curiosos e interessantes que tivemos a oportunidade de ler no período 2006-2007.

O Nacreto é de Bom Despacho, tem base? Suas bravatas acontecem justamente naquela região banhada pelos rios Lambari e São Francisco, em histórias muito engraçadas, envolvendo personagens reais e fictícias que muitos mineiros conhecem de perto em suas fazendas e lugarejos.

Os brasileiros e outros cidadãos versados na Língua Portuguesa pelo mundo afora poderão se divertir a valer com esse caipira das bandas de Luz, Moema, Leandro Ferreira, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata e outros lugares daquele interiorzão de Minas. Nos tempos de antigamente, é claro, porque hoje o futuro está chegando lá com tudo que é novidade deste mundo de Deus: internet com banda larga, telefone celular, televisão daquelas grandalhonas, edifícios de muitos andares... Uai, é cada coisa que a gente até nem acredita!

Wulcino Teixeira conseguiu resgatar com precisão a linguagem do caipira mineiro. Trata-se de um escritor que entende o risco do bordado. É um estudioso da Língua Portuguesa, em suas vertentes diversas, o que lhe dá autoridade nesse terreno.Na verdade, ele domina muito bem o português que se aprende na escola e na leitura dos clássicos antigos e modernos, mas entende, com toda razão, que precisamos conhecer a linguagem saborosa e inventiva do homem da roça.

Férias completas, hoje, principalmente de mineiro, só levando na bagagem o Bravuras e bravatas. O livro do Wulcino está à venda em Belo Horizonte, no Mercado Municipal, na Rodoviária e, também, nas melhores livrarias Brasil afora. Vamos encontrá-lo, ainda, em nossas Feiras do Livro que começam a acontecer inclusive no interior de Minas ainda sem o charme da festa lá de Parati, no litoral do Rio de Janeiro, ou de São José dos Pinhais, nas portas de Curitiba, mas já realizam muito em benéfico da educação e da cultura. O preço do livrinho é coisa de bacia das almas: só dez reais, que não fazem falta para ninguém. A edição é da Imprensa Oficial de Minas Gerais. Contato com o autor: wulcino@yahoo.com.br

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Vincent Van Gogh - Biografia, por Henrique Chagas.

Diálogos Externos e Internos, por Tom Coelho.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos