Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS T.M. Castro


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Duquesa e a Estrada

por T.M. Castro *
publicado em 10/07/2007.

A morte não tem para mim os contornos funéreos do crepe negro nem das capelas insalubres, cobertas por precário musgo ou falso mármore e ladeadas por anjos cegos. Para mim a morte é uma donzela de feições suaves, cabelos bem tratados, longos, vestida com um robe de seda.

Herança de infância. Quando morria alguém, meus pais nos poupavam, os filhos, da cena tragicômica dos féretros de outrora, com seus penachos, essas e castiçais prateados, imensas coroas com odor de flores decíduas, cruzes, velas, muito preto, muito crepe, muito pranto. Para meu pai, a morte era uma delicada senhorinha que levou o velhinho para descansar, para um passeio. Quando se tratava de criança, minha mãe intervinha. Não, agora não foi uma moça. Foram anjinhos que vieram buscar o nenê para enfeitar o céu. Aí, meu pai lançava um incrédulo soslaio e resmungava: "Não dá para botar uma menininha aí não?". Preferia que o infeliz tivesse sido levado a brincar por aí, só Deus sabe onde, por outra criança. Fazia sentido.

Incorrigível romântico, devo a ele os símbolos que povoam meu imaginário. Contava-nos histórias de fadas, de reis e princesas e duquesas. Certa feita, perguntei-lhe como era uma duquesa, pois dos outros eu tinha idéia, as figuras dos livros sempre os exibiam. Lembro-me que, olhando através do janelão da imensa sala de tábua corrida, levantou-se e nos acomodou no peitoril. Passava no momento uma esguia senhora, de porte altaneiro, andar gracioso e discreto, olhar à frente, altivo, mas comedido, sem afetação, portando uma sombrinha aberta por sobre seu pequeno chapéu, o qual encimava um cabelo prateado preso à altura da nuca.

Nesse tempo, as senhoras só saíam a passeio de chapéus, luvas, sombrinhas e vestidos longos à altura do calcanhar. Disse-nos ele: "Ali, uma duquesa é assim. Ela deve ser uma duquesa."

A dita senhora morava em suntuoso palacete, uma bem assentada vila que distava um pouco, uma boa caminhada, de nossa casa. Soube depois, muito depois, que era viúva de um dos membros da aristocracia rural, rico fazendeiro e comerciante, comendador da Santa Sé, Costumava ela caminhar pela estradinha que margeava as residências. Seria isso seu único lazer. Hoje isso seria impossível, pois a pavimentação que adveio trouxe perverso fluxo de carros; o sítio não mais é mais a uma duquesa apropriado passear.

Todos os dias púnhamo-nos aos peitoris para ver o passeio da duquesa. Isso povoou minha infância. Já adulto, conheci uma cidade estrangeira, notei-lhe a discrição dos velhos e decadentes edifícios; há algo neles que espanca a vulgar reforma. São mantidos com os atavios que sobraram aos saques e pilhagens das passadas guerras. Somente quando se faz necessário, preenche-se a lacuna de um objeto, de um lustre, de um corrimão, de degraus, com objeto novo, mas a substituição prima pela singeleza e elegância. O que seria miçanga vira jóia sobre o colo de Viena. Viena, sóbria, elegante, aristocrática, me fez invocar a duquesa de minha infância.

Certo dia observamos que a duquesa, embora sem alguém que a escutasse, conversava e às vezes gesticulava discretamente enquanto caminhava. Explicou-nos nosso pai que, a uma certa altura da vida, as pessoas conversam com a estrada. Caminham e conversam, fazem reclamações, pedidos, observações, até que um dia, satisfeitas por terem dito tudo que queriam, acompanham a suave e bela moça de robe longo. De fato, algum tempo depois, não mais vimos a duquesa que conversava com a estrada.

Passados os anos, meu pai também passou a dialogar consigo mesmo, dado o que chamava de uma injusta viuvez, e por isso era, quando em quando, alertado por netos, "Vô, você está conversando sozinho ?". "Não filhinho, estava conversando com a estrada, estava caminhando pela carroçável." Eles riem, mas não entendem. Não adiantaria contar-lhes a origem da encantadora prosopopéia. Hoje em dia, as duquesas têm outras aparências e hábitos.

Tempos depois, bem velhinho, quase ao fim, vi-o de longe a caminhar e notei que gesticulava. Alcancei-lhe os passos e à minha interpelação jocosa, respondeu: " Não, não era com a estrada, prosava com tua mãe, mas anseio por ter um franco diálogo com ela. Assim, pondo-a no devido lugar. Tenho imaginado nossa altercação, eu e a estrada, assim: Ó estrada, percorri palmo a palmo teus caprichos; atendi tuas vontades, acolhi tuas surpresas, aliei-me a tuas maldades e sobrevivi a tuas armadilhas. Nada mais me tens a oferecer."

Diante de meu dorido silêncio, prosseguiu:

Incompassiva, imagino-a a redarguir: "Impossível, velho, sem vossa submissão não há mais caminhar. Se vós me julgais algoz de vossos passos, devo invocar altiva o servil papel de ter sido vosso tapete. Em brumas resguardei vossos sonhos, em graminhas e flores encastoei vossos desejos, em geadas amainei vossos ódios, em camadas de poeira envolvi vossas fraquezas. Vossos escorregões mais se devem a vossas intemperanças que às minhas anfractuosidades, admiti."

"Nada disso fizeste espontaneamente, estrada. Paguei o justo preço, diria eu, e poria um basta à sua petulância, assim : - Do imo de meu peito, alegro-me, pois livro-me de tuas caprichosas curvas, de tuas perversas bifurcações".

Encerrou o imaginário diálogo com um riso amplo, na medida de suas forças, como se houvesse vencido um debate.

Pouco tempo depois, deu-se o desfecho de tudo isso. Certa manhã ele demorou-se no leito mais que o usual. Era um domingo; eu e minha mulher, apreensivos, fomos a seus aposentos. Encontramo-lo ao leito, com os braços cruzados de modo que as mãos em palmas repousavam sobre os ombros, como se num amplexo. Parecia sorrir. Por um instante pareceu-nos ouvir o ruflar de um robe de seda. Trocamos um olhar de cumplicidade e sorrimos.

Sobre o Autor

T.M. Castro: Temístocles Mendonça de Castro – é formado em Direito, lecionou em Faculdades, foi Promotor do Júri, Procurador de Justiça, Procurador do Cidadão, e hoje está aposentado. Vive entre Alexânia, GO, e Brasília, DF. Um texto seu já foi publicado no site messageinabotou, de Brasília.

Contato com o autor por email: temisbsb@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Japão: Conheça quantos, onde e como vivem os imigrantes brasileiros no outro lado do mundo., por Angela Bretas.

Dois Mundos, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos