Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Carla Coelho


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Almanaque de corruptos, Ditadores e tiranos nojentos

por Carla Coelho *
publicado em 05/07/2007.

Um livro que é dedicado "a todo mundo que acha que vale a pena morar num país onde a gente pode dizer o que pensa e em que os corruptos podem ser localizados, investigados e punidos pelas maracutaias que fazem", no mínimo deve ser interessante.

Para um leitor desatento a obra pode parecer a junção de muitas piadinhas referentes a currupção, nepotismo, e assuntos relacionados a política mundial, para um leitor mediano alguns detalhes podem ser absorvidas e outros perdidos devido aos comentários que vem junto as informações, contudo, para um leitor atento o livro é uma das melhores e mais fáceis formas de se aprender sobre políticanacional e internacional.

Enquanto para grande parte da população os assuntos relacionados a política sempre são diretamente ligados a frases como: "as coisas são assim mesmo", ou "político é tudo corrupto", para a autora o assunto é sério e exatamente por isso deve ser tratado de uma forma mais branda e até mesmo engraçada. Apenas para ilustras, a autora afirma "nem todo político é corrupto, mas todo corrupto é criminoso" e ainda mais "corupto é quem comete crimes contra os cofres públicos" e através dessas informações aparentemente tão obvias, o discurso vai se formando e o conteúdo aparecendo.

Lembrando que a população brasileira possui uma média de leitura de 0,83 livro por ano, a autora acertou em cheio em falar de uma temática tão importante de uma forma assimilável por qualquer leitor.

A obra não é apenas para falar dos corruptos, o livro é realmente um almanaque de curiosidades que podem fazer a diferença entre as pessoas que o leram e as que não o levaram. Essa diferença pode ser pelo simples fato de um dos leitores não ser preso na Índia pois aprendeu que beijar na rua nesse país isso é crime, ou então por saber o que significa a sigla tão comentada CPI, entender o que de fato é uma licitação e o motivo pela qual ela existe, dentre outros varios exemplos que poderiam ser dados.

O livro é com certeza uma fonte de conhecimento imensurável e pode ser também observado como leitura de descontração. Indicado para todos os leitores que sabem a importância de se pertencer a sociedade e de ser um membro social que sabe o que est[a acontecendo no país. Além disso, a obra é a confirmação de que mulheres jornalistas cada dia mais merecem respeito e espaço, pois sabem o que escrevem e escrevem com primor e qualidade.

Fátima Mesquina nasceu em 1965 e é minera de Belo Horizonte. Morou em João Monvelade (MG), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), campo Grande (MS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Ware e Londres, na Inglaterra, Luanda em Angola e atualmente reside em Toronto. Sua vida profissional também é extensa: foi professora, produziu documentários, fez roteiros de vídeos, foi colunista do jornal Agora São Paulo, escreveu campanhas políticas, entre outras atividades. Com a mesma linguagem irreverente e divertida, publicou pela Panda Books o "Almanaque de puns, melecas e coisas nojentas" e o "Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos".

Almanaque de Corruptos, ditadores e tiranos nojentos
MESQUITA, Fátima
Panda Books – ISBN: 857695036-7

Sobre o Autor

Carla Coelho: Carla Coelho é pós-graduanda em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela mesma Universidade e especialista em Jornalismo Cultural e Editoras, pela Universidade do Livro - Editora Fundação Unesp. Atuou como assessora de imprensa e membro do conselho editorial da Editora Vozes por mais de quatro anos, tendo participado como coordenadora da programação cultural e visitação escolar da I, II e III Bienal do Livro de Petrópolis Região Serrana, além de ter organizado eventos como o III e IV Educserra da Universidade Católica de Petrópolis e a I e II Semana de Comunicação da Universidade Estácio de Sá.
Como repórter da TV Cidade Imperial elaborava pautas, fazia a produção, execução e edição das matérias para o "Jornal das Sete". Na Rádio ONG Viva Rio assumiu a editoria de cultura como voluntária e atuava desde a elaboração das pautas até a locução propriamente dita. Para o Jornal Folha A Cidade, de Campos dos Goytacazes, escrevia periodicamente para o caderno de cultura. Atualmente é a jornalista responsável pelas ações da Comunicação Livre, empresa de Petrópolis/RJ que atua nos campos da Comunicação e do Marketing. Petropolitana, a jornalista além de apaixonada por livros e leitura é amante da Cidade Imperial e de suas belezas naturais e históricas.

Contato:
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Feminismo e literatura, por Fernanda Massebeuf.

Primavera no apê, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos