Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS T.M. Castro


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Desconhecido

por T.M. Castro *
publicado em 26/06/2007.

Ergui os olhos e não vislumbrei o horizonte. Vi, sim, um descampado árido e cinzento, e ali não havia nenhuma sinuosidade, nenhuma depressão, nenhuma dobra, nada que lembrasse o que se costuma chamar de um canto, nada que sugerisse um repouso pelo menos visual naquela devastada e amedrontadora amplitude.

Forçoso era continuar até um fim que não parecia existir ou quedar-me ali mesmo onde estava, que não era nem seu começo nem seu meio, pois o que não tem fim visível e consolador, meio e começo, tampouco os tem, e assim, prostrei-me caminhando, que outra coisa não podia fazer, sequer morrer, que a morte não enfrentaria tão horripilantes páramos, o exílio da ausência, o exílio de todas as ausências.

De repente, descubro no solo elusivas pegadas humanas e sinto um alívio em perspectiva. Sigo-as. Mais à frente, dezenas, centenas, milhares de pegadas, agora fortes, marcantes, decisivas, e todas em uma só direção. Vi que havia esperança e festejei aquela milagrosa descoberta. Segui-as. Já não estava só. À frente havia sócios. Soergui-me em caminhando, demo-nos as mãos, apesar de minha vaidosa relutância em crer que o inopinado socorro fosse real - cria-me refém do nada e já entregue à insanidade.
A monotonia do caminho e o excesso de autoconfiança me fizeram desprender daquelas mãos... Estendi o olhar à frente, aos lados, e dei-me conta da infinitude das pegadas predecessoras e esmoreci diante do trilhar que se me impunha imenso. Deixei-me socorrer novamente e senti-me acolhido, dessa feita com mais vigor. Seu braço direito cingiu-me os ombros e me impeliu a andar e senti que ia conseguir.

Observei existirem objetos largados por antigos passantes e, embora a contragosto, tomei o exemplo e experimentei gratificante alívio. Ele esboçou suave sorriso de aprovação e apontou-me ao longe, muito ao longe, uma chama que bruxuleava e só por ingente esforço era percebida. Respirei fundo e sentei-me ao solo, cruzando as pernas, para um breve descanso e para melhor gozar aquela redentora visão. Entorpecido, permiti-me um leve e beiral cochilo. Em meio ao torpor ocorreu-me algo que devia dizer; abri os olhos, procurei ao redor, volteando a cabeça, mas não mais estava.

Acho que retornou à cabeceira provável daquele prado onde me encontrou em agonias da humana indigência. Sinto não haver expressado minha gratidão com uma pequena lembrança, contudo nada que valha a pena me sobrou.

Dissipo o pesar. Como sempre, exagero em sentimentalismo - afinal, tudo não passou de casual e feliz incidente de jornada, pois sequer trocamos os nomes. Acostumado às caminhadas, isso que fez a mim deve ser fato corriqueiro e, assim como chegou, saiu. De fato, não vi nem uma coisa nem outra. Cultiva a discrição ou quer aparentar soberbia. Não sei o que dizer.

De minha parte, a angústia do início e a visão libertadora daquela tão mínima cintilação me toldaram os sentidos, me tiraram do prumo, e negligenciei as regras do gentil proceder, ainda que em relação a um mero estradeiro, um errabundo. Ele há de entender. Se tal acaso se repetir, darei explicações... mas como ? Suas feições, não as guardei... deixar pra lá é o que resta.

*****************************************

Anos já se passaram daquele marcante episódio de minha vida. Mesmo assim, quando se me deparam as inevitáveis agruras do existir, o crepitar de um fósforo, o acender de um isqueiro, o acionar de uma lâmpada, a incidência de um facho luminoso sobre uma garrafa, qualquer coisa que invoque uma cintilação, uma luz, por tênue que seja, assume a meus olhos a magnitude de um luzeiro e faz-me invocar aquele desconhecido e, como que por um passe de mágica, aquela presença se faz sentir e me enche de força e discernimento.

Confesso que, na sobriedade do dia a dia, quando normais as coisas, não me ocorre tal invocação, um gesto de cordialidade. É que sou meio desligado em demonstrar gratidão, coisa comum entre os homens.

Sobre o Autor

T.M. Castro: Temístocles Mendonça de Castro – é formado em Direito, lecionou em Faculdades, foi Promotor do Júri, Procurador de Justiça, Procurador do Cidadão, e hoje está aposentado. Vive entre Alexânia, GO, e Brasília, DF. Um texto seu já foi publicado no site messageinabotou, de Brasília.

Contato com o autor por email: temisbsb@terra.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Nova Consciência e Êxtase, por Rubens Shirassu Júnior.

Relaxa e goza, por Newton Emediato Filho.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos