Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Cabeça-de-bagre

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 15/05/2007.

Nem sempre o bagre gozou da reputação e do carinho que vem recebendo do governo nos últimos dias. Não. De acordo com o aurélio, cabeça-de-bagre, uma gíria antiga, quer dizer "indivíduo estúpido, idiota, imbecil". Faz o maior sentido. Se assim não fosse, não seria recomendável ao bagre deixar de lado esse apego todo ao velho Madeira, arranjar lugar mais adequado pra procriar? Adaptar-se ao progresso, à nova realidade?

Pois é, gente. De acordo com artigo publicado hoje no Globo, apesar de não ser idosa (adiantada em anos) estou mesmo velha, incapaz de me adaptar às muitas novidades, uma perfeita idiota. Cabeça-de-bagre, faz o maior sentido. Viajando pelo mundo com o projeto Amores Expressos, na falta de recursos mais generosos que me permitam estar lá por conta própria, chego a várias conclusões. A primeira é que talvez já não tenha tanto tesão em viajar. A segunda é que não só o mundo, mas as escolhas artísticas, estão tomando um rumo que não desejo, e nem consigo seguir. A depressão me atinge em cheio ao ler o Cuenca:

"Não filmamos parques, templos ou a floração das cerejeiras. Não foi essa a Tóquio que escolhi como objeto. Minha Tóquio é subterrânea, noturna, urbanóide e dividida em guetos obscuros. Aqui, as escadas sempre descem."
Nem o Prata me anima mais: sua única saída para história de amor no caótico oriente é um romance entre esfregões, e ele não está errado. Há uma conspiração contra o amor no mundo, e se não puderem se defender, os esfregões acabarão inevitavelmente substituídos por uns "rolinhos de limpeza" e os bagres todos, gente, exterminados.

O único lugar no mundo onde aparentemente sobrevive algum romantismo é na vizinha Argentina, onde um Galera de poucas e escolhidas palavras anda curtindo um tango, mas apelar pra Argentina, hum... não sei não. Melhor ficar por aqui e rezar pro amor ser uma característica latina imortal, afinal, ainda sobra Paris. Vamos ver o que o escritor premiado vai descobrir por lá, porque se for mais uma cena punk ou clubber, em vez de champanhe e beijo à margem do Sena, me mato. E por falar de amor em Paris, nunca experimentei mas já escrevi isso - é, gente - no mesmo romance só pra variar, afinal de contas só escrevi um e do jeito que as coisas vão, não haverá outro: vou ter que me virar com esse mesmo.

"- ah, isso sim, você pode fazer em público: me beijar apaixonadamente.
- morei em Paris... andei à beira do Sena, fazendo o que os amantes fazem: abraçar e beijar apaixonadamente em público... pra ser sincero, mais olhando que fazendo: não tive nenhum grande amor em Paris naquele verão, a não ser a cidade em si.
- nunca namorei em Paris, querido, quem sabe um dia... a gente se ame à beira do Sena."
É sábado. Faz sol. A temperatura está amena mas estou deprimida do mesmo jeito, depois de entender que estou velha, perdida, descrente do mundo. Antiquada. Não há Judith Malina que dê jeito na minha desesperança.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A mediocridade televisiva, por Carol Westphalen.

“A queda”, de Camus: Um gesto que nunca fazemos, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos