Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Cadorno Teles


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Impulso misterioso

por Cadorno Teles *
publicado em 10/02/2007.

Uma das maiores tentações para um escritor estreante é rebuscar demais um texto. Em alguns casos, o uso de palavras do cotidiano, de adjetivos e outros floreios podem tornar os seus textos estranhos, confusos ou pretensiosos demais. Em poucos casos, há simplicidade e renovação na narrativa.

A jovem paulistana Olívia Maia constrói em Desumano, sua estréia, u m romance policial que retrata cruamente um crime sem explicação e a banalidade da violência. Uma mulher é assassinada cruelmente sem nenhum motivo, pelo menos aparentemente, não tinha vícios, uma pessoa normal que nunca teria feito alguma coisa contra alguém. Seu filho , Marcos, é o único suspeito, sem nenhuma lembrança de como aconteceu aquilo. A história nasceu como um conto, segundo a autora, mas logo ela decidiu torná-la um romance, o protagonista de 20 anos, é perseguido pela polícia e tentará provar sua inocência, contando com a ajuda de Júlia, uma garota que ele encontra em um ponto de ônibus.

"Mas que motivos eu teria para matar a minha mãe?" é a primeira pergunta que o jovem faz em meio à perseguição, com sua companheira de investigação e solidão. Olívia Maia escreveu uma narrativa bem montada, com um conteúdo forte e cruel, como o próprio título diz e uma linguagem direta que conduz o leitor a conhecer o personagem protagonista, narrador do trama.

Olívia Maia é uma das promessas da literatura moderna, seu primeiro livro foi lançado por uma das grandes e tradicionais editoras, a Brasiliense, que aposta na jovem escritora de 21 anos. Estudante do curso de Letras da USP (Universidade de São Paulo), a autora é neta da cineasta e professora de cinema, Suzana Amaral de A hora da estrela e foi em um trabalho do curso que ela ministra que o conto virou roteiro de cinema e levou ao romance.

A história é bem envolvente, o jovem Marcos terá que lidar com a morte da mãe e o leitor se surpreenderá com a desumanidade da pessoa que matou a sua mãe. A jovem estreante cria um trama policial, bem psicológico, sem complexidade e retratando até o fim da narrativa, cadenciando, os pensamentos e os dramas interiores do personagem principal.

Desumano é um livro que trata das agruras humanas, do medo, do instinto cruel que cada um pode ter em seu ser. Seu final é abarretador, uma elegia ao lado sombrio humano, que qualquer leitor esmiuçará as linhas do livro e junto com Marcos desvendará a crueldade humana

Sobre o Autor

Cadorno Teles:

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Yara Camillo lança segundo livro de contos em vitrine que inclui novas imagens e poesia, por Chico Lopes.

Viver para contar, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos