Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Agricultura e Medicina

por Efraim Rodrigues *
publicado em 02/12/2006.

Faz parte do senso comum, que o agrônomo é o médico da terra. Os alunos que vêem estudar comigo trazem a expectativa de conhecerem os produtos e substâncias que “curariam” solos e plantas, levando a produções altas, com folhas verdes e frutos grandes.
Assim como no corpo humano, nem sempre as formas exuberantes indicam saúde. Às vezes é o exato contrário.

Muitos agrônomos, assim como muitos cirurgiões plásticos,parecem dispostos a qualquer recurso para conseguir as formas exigidas pelo mercado, levando inclusive a comprometer a própria saúde de pessoas e ecossistemas.

Há algumas semanas, eu conheci o sul do estado do Paraná, onde muitas propriedades se dedicam à produção do tabaco, fortemente dependente de insumos químicos.

Nesta e em muitas outras culturas, não há muitos agricultores e agrônomos dispostos a entender o sistema e atuar nele de maneira inteligente, integrada, visando à redução de problemas. Em culturas com tendência a ataque de bactérias, por exemplo, um espaçamento mais largo ventila melhor a cultura e por si só já resolve o problema.

Adubações com sílica tem combatido pragas e doenças em geral, por deixar a folha menos tenra. Há inúmeras soluções consagradas, mas todas elas exigem conhecimento e experiência.

É muito mais fácil para a companhia de tabaco vender a semente, o insumo e o óleo, e depois estabelecer o preço de compra da folha de fumo. Assim, o produtor fica sempre amarrado. Por mais inacreditável que possa parecer, há mercado até mesmo para fumo orgânico. Os poucos produtores de fumo orgânico recebem 50% pelo produto.

Eu tenho dificuldade em entender a má vontade da agronomia com a agricultura orgânica. Afinal, não precisa de agrônomo para aplicar do jeito que está escrito no rótulo. Eles são necessários para pensar soluções adequadas. A agricultura orgânica valoriza a profissão do engenheiro agrônomo.

Em Ibiporã-PR, o Sr Sebastião produz 1 alqueire de alface orgânico, provando que a agricultura orgânica não é exclusiva de áreas pequenas e produção de subsistência. O alface do Sr Sebastião é 30% mais barato para produzir que o do concorrentes, além de durar mais na geladeira e ser mais crocante.

Tocando a propriedade só com composto de cama de frango, o Sr Sebastião mostra que via agricultura orgânica, seria possível agregar uma grande massa de desempregados à produção, sem grandes investimentos. Temos desempregados de um lado e comedores de lasanha congelada do outro. Não ocorreu para ninguém que o problema de um é a solução do outro?

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Faltam Ombudsmans em Minas, por José Aloise Bahia.

1968: se eu tivesse vivido, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos