Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

CAOS E CAUSAS

por Pablo Morenno *
publicado em 06/11/2006.

Olhando a greve branca dos controladores de vôo, quase nem dá para ver seu nexo com o atentado às Torres Gêmeas. Tampouco, à primeira vista, vincularíamos as Torres ao recente caso do garanhão paulista e suas duas mulheres reféns. O caso das reféns se enrosca ao seqüestro de um avião por um turco, que chamava a atenção do Papa para ser isento do serviço militar. O jovem turco, no fundo, repetia a ação dos guerrilheiros chechenos-ingushis que em 2004, em uma escola de Beslan, causaram a morte de 301 pessoas, a maioria crianças.

Esses fatos, poucos dos muitos exemplos possíveis, expõem uma das múltiplas feridas do mundo contemporâneo. Não basta ter uma causa ou um direito. Homens e causas anônimos perambulam pelas metrópoles. Apenas grandes tragédias viram notícias. Só o caos chama a atenção. É quase impossível ser atendido apenas com argumentos.

Foi-se o tempo em que um homem pedia socorro e toda a aldeia o ouvia. A mulher em parto, ao primeiro gemido, era acudida por vinte parteiras. Hoje, a rapidez de informações e a quantidade de fatos emudecem os dramas individuais e coletivos.

Se, por um lado, conseguimos avançar na ciência e na técnica, não aprendemos ainda a importância do diálogo para convencermos os outros de que nossos projetos são mais adequados ou de que nossas causas são mais justas. Os controladores de vôo, para serem ouvidos, precisam causar danos e transtornos; os grupos terroristas precisam matar para implementar seus projetos, o homem turco precisou seqüestrar um avião para ser visto, o homem em São Paulo fez-se notícia para ser olhado em seu drama amoroso.

A grande conquista da história humana – fala, palavra, linguagem – ainda não conseguiu sobrepor-se aos gestos e fatos. Um gesto vale por mil palavras, dizem. Mas - quando a defesa é de direitos ou de causas, de ideais ou idéias, de projetos ou de sonhos -, não devia ser assim. Para estes casos, e muitos outros, uma palavra é mais valiosa que mil gestos. Com ela arquitetamos os argumentos e deveria ser com eles a vitória de nossas propostas, a solução de nossos problemas.

Entre tantas tragédias por boas ou nem tão boas causas, a humanidade deve mirar-se no espelho e perguntar-se: estaríamos gerando um desespero individual e coletivo por falta de instâncias para a voz e, no máximo, o grito? Na multidão e na massa, ninguém nos ouve, ninguém conversa, ninguém argumenta, ninguém avalia razoabilidades. Causas, para serem implementadas, precisam mesmo de grandes tragédias?

Chamar a atenção do mundo para a situação do trabalho – caso dos controladores de vôo -, para os dramas pessoais – caso do homem e suas mulheres -, para ideais religiosos e políticos – caso das Torres gêmeas, poderia e deveria ser feito apenas por bons argumentos. A história prova, nenhum drama individual ou coletivo se desenlaça com estrondo e tragédia. Mesmo que o mundo inteiro fique sabendo.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Finanças Pessoais em Equilíbrio, por Tom Coelho.

Desmatamento e Desenvolvimento, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos