Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Sapos e Xuxus

por Efraim Rodrigues *
publicado em 07/10/2006.

No romance "A Máquina do Tempo", de H.G. Wells, um inventor do século 19 viaja para 800.000 anos no futuro e encontra a espécie humana dividida
em Elois e Morlocks.

Lula venceu no Norte e Nordeste e Alckmin no Sul, Sudeste e Centro Oeste. Em todas regiões, ricos votaram em Alckmin e pobres em Lula. Os resultados mostram que afinal, somos o país do futuro. Iremos nos segmentar em duas espécies. Uma gastará recursos naturais loucamente, e a outra não terá o mínimo para garantir uma vida digna.

Eu esperei o segundo turno para falar das propostas ambientais dos candidatos por pura preguiça. Assim eu não precisei gastar meu tempo com a Heloísa que quer queimar tudo, ou com o Cristovan que quer esperar todos serem educados para só então agir.

- Caro leitor, eu fiz este sacrifício por você. Eu li os programas ambientais dos dois candidatos. Espero que você continue a ler minha coluna, senão por gosto, ao menos por dó.

Os dois candidatos têm eleitores bem diferentes, porque tem programas bem diferentes, certo ? Errado.

A única diferença, é que o programa de Lula é mais voltado para ações específicas, como "Expandir as ações de educação ambiental" ou
"Regulamentar por lei o acesso a recursos genéticos", o programa de Alckmin é mais estratégico, com expressões do tipo "Estabelecer
mecanismos de gestão ambiental eficazes" e "Fortalecer e capacitar o Sistema Nacional de Meio Ambiente". A imagem que Lula parece querer transmitir, é a do pragmático, enquanto Alckmin quer ser o "gestor". De formas opostas, ambos conseguem ser igualmente genéricos, por não definirem metas claras, nem quanto dinheiro vão colocar em conservação.

Já sabemos o tamanho do rombo da previdência, o custo dos juros altos, etc. É chegada a hora dos programas ambientais terem também alguns números.

Por exemplo, a Amazônia perde a cada ano, o equivalente a uma estrada de 17 Km de largura, ligando Curitiba à Brasília (17.000 Km2 ). Alckmin pode acusar Lula de não cumprir sua promessa de 10 milhões de empregos, e Lula pode rebater, dizendo que os 4,8 milhões de empregos criados, são seis vezes mais que os dois governos fizeram. Depois Alckmin ainda tem uma réplica dizendo que a situação econômica mundial estava melhor durante a gestão Lula. Ainda que este ping-pong deixe tonto o eleitor médio, aprofunda a discussão sobre o tema.

Nenhum dos dois arriscou-se a propor valores de maneira clara. Não seriam candidatos a presidente se fossem burros. Não há pelo que se comprometer, se os eleitores não querem ouvir falar destes números.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Nenhum assassino é imortal, por Gabriel Perissé.

Terror e Piedade: A Carne Latejante de Ruth Rendell, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos