Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Assessoria de Imprensa


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Programação da Feira do Livro inclui mil eventos culturais

por Assessoria de Imprensa *
publicado em 31/07/2003.

Evento deve ser visitado por 270 mil pessoas e vai contemplar toda forma de arte

Um evento artístico a cada 15 minutos durante 10 dias para encantar o público com as mais variadas expressões de arte. Um milhão de livros expostos e muitos encontros entre autores e leitores. Essa é a programação que foi montada para a 3ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontecerá nas praças centrais da cidade entre 8 e 17 de agosto. No total, serão aproximadamente mil eventos oferecidos a um público esperado de 270 mil pessoas. Uma festa cultural que terá a literatura como fio condutor.

A extensa e generosa programação foi lançada ontem, no Palácio Rio Branco, pela organização da Feira e pode ser conferida na Internet no endereço www.feiradolivro.ribeirao.sp.gov.br.

"A Feira deste ano está maior e melhor em tudo", comenta Galeno Amorim, presidente da Comissão Organizadora da Feira que inclui a Prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Serão mais de 300 escritores presentes, incluindo cerca de dez autores estrangeiros. Entre eles, Antonio Skármeta, o escritor chileno que ficou muito conhecido do público brasileiro com o livro que virou filme O Carteiro e o Poeta.

Skármeta estará presente no Salão de Autógrafos e participará do Salão de Idéias, um bate-papo entre autor e leitor que acontecerá todos os dias no Teatro Pedro II.

Entre os escritores nacionais, nomes consagrados como o do presidente do Senado, José Sarney, e de Ana Maria Machado, recém empossada na Academia Brasileira de Letras. A feira também terá escritores de toda a região e trará autores como José Luiz Datena.

A literatuda será o mote da Feira, mas vai emprestar seu mundo mágico em várias adaptações para outras linguagens como teatro, cinema e dança entre tantas.

O texto do português José Saramago, por exemplo, poderá ser visto em peça de teatro. A história de Skármeta poderá ser assistida em filme e o nosso poeta Drummond poderá ser visto em exposição fotográfica.
O livro O Homem que Odiava Segunda-Feira, de Ignácio de Loyola Brandão, será coreografado para dança, e uma homenagem a Cândido Portinari mostrará o lado poeta do pintor.

"Vamos mostrar um lado de Portinari que poucos conhecem", disse Amorim referindo-se ao livro O Menino e o Povoado, que Portinari escreveu como relato de sua infância na região de Ribeirão Preto.

Portinari vai ganhar destaque logo na abertura do evento. Dentro da proposta de misturar as artes, o ator Antonio Calloni fará a leitura de poema de Pablo Neruda em homenagem ao pintor. A Bahia também será homenageada na Feira e a obra de seu escritor maior, Jorge Amado, poderá ser vista em serigrafias que serão expostas na Feira.

Entre os mil eventos, alguns terão destaque. É o caso do Encontro Nacional de Editores e Livreiros, que vai reunir as maiores autoridades do cenário editorial. "Será discutido na Feira o que os leitores irão ler", conta Amorim. Ele lembra que será realizado também o Fórum Brasileiro de Leitura, que trará a Ribeirão especialistas do Brasil e do exterior.

"A Feira será o maior evento literário paulista este ano", garante o presidente da Comissão Organizadora. Ele explica que nos anos ímpares não ocorre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o que dá mais destaque ainda para a Feira do Livro de Ribeirão Preto. Amorim lembra que a participação de patrocinadores como Santander Banespa e Petrobrás foi fundamental para garantir a estrutura de um evento deste porte.

Sobre o Autor

Assessoria de Imprensa: Mais informações:
Assessoria de Imprensa da 3a. Feira do Livro de Ribeirão Preto
(016) 3931.1020
Fábio Diegues: imprensa.livro@pmrp.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A estrela fosca e o paraíso irrecuperável, por Chico Lopes.

As tramas de Poe, por Luís Augusto Fischer.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos