Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

OS DENTES DOS CANDIDATOS

por Pablo Morenno *
publicado em 27/09/2006.

Tenho pensado em votar nulo nas eleições do próximo domingo, mas, apesar de tudo, acho muito covarde. Votar nulo é perder a esperança, como ela sempre morre por último, estaria eu morto por lógica aristotélica. Nada animador.
Pior do que estar morto é tentar achar um critério adequado para escolher um bom candidato, que não nos mate de desgosto depois, nem seja mais salafrário do que a gente imaginava.

Sempre assisti a programas políticos, analisei propostas, me informei sobre o passado dos caras. Fiz tudo direitinho, como mandam os analistas políticos, as cartilhas dos intelectuais, os sermões de padres e pastores. Tudo isso não foi suficiente, por causa da dinâmica dos líquidos de Daniel Bernoulli e por culpa da dialética de Hegel. Ninguém me garante de que o que foi bom até hoje continue sendo. Serviu-me mais um ditado espanhol: “Todos son buenos hasta que dejen de serlo”.

Durante a propaganda política busquei uma característica que trouxesse certeza científica da índole do candidato. Como já expliquei acima, propostas e passado do sujeito são grandes armadilhas. Fernando Henrique pediu para que esquecessem seu passado, Lula não reconhece mais nem o PT. Como escolher, a quem recorrer? Rezar? Fazer passe? Descarrego? Promessa? Chamar alguma amiga wicca?

Eis meu critério. Para um voto sem arrependimento, observe os dentes do candidato nos “santinhos” da campanha. Há três tipos: os que não os mostram, os que mostram dissimuladamente e os que sorriem com a boca arreganhada.

Os que não mostram os dentes querem nos intimidar. Proclamam seriedade e compostura. São defensores da ordem e da moralidade. Marginais na cadeia, cidadãos de bem nas ruas. Quase sempre os cidadãos de bem são brancos, estudados, e andam de cores escuras ou pastéis. Ganharam riquezas graças a seu esforço e não são como estes vagabundos que não estudam e não trabalham.

Os que sorriem dissimuladamente parecem tirar saro da gente. Talvez sejam os mais cristalinos. São malandros típicos, com um olhar de sacanagem explícita. Você imagina os dentes, mas não aparecem. Como não são sérios, nem arreganhados, ora se juntam a uns, ora a outros. Depende dos ventos, quer dizer, dos proventos.

Olhe bem os que mostram as arcadas de cima e de baixo. Dentes perfeitos, mas tudo de laboratório. Não ache que aqueles dentes brancos, cândidos, são autênticos de nascença nos candidatos. São falsos, facetas de porcelana, resina, riso de moldes. São dentes fortes, encaixe perfeito. Olho para eles meio cabreiro. Com quem se divertem? Riem do quê?

Meu critério dos dentes, talvez não te ajude na melhor escolha nas eleições de domingo. Mas é um bom aviso. Mostrando ou não mostrando os dentes, mais cedo ou mais tarde, a maioria dos eleitos acaba mordendo o povo, o orçamento, ou alguém descuidado. Como a mordida é inevitável, escolhemos com nossos melhores critérios, e nos vacinamos de consciência política. Quanto aos de mordida mais infecciosa - na próxima eleição - arrancaremos seus dentes, lhes daremos uma dentadura de plástico e os mandaremos pastar. E tudo isto a gente só pode fazer com o voto.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Sobre o Romance, por Dante Gatto.

Cassandra Corbu, por Ademir Pascale Cardoso.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos