Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Adelto Gonçalves


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A odisséia amazônica de Ferreira de Castro

por Adelto Gonçalves *
publicado em 07/08/2006.

Ferreira de Castro (1898-1974) era um rapazola de 14 anos de idade, órfão de pai, quando deixou a aldeia de Salgueiros, freguesia de São Pedro de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, em Portugal, rumo a Belém do Pará com a esperança de encontrar emprego no comércio para escapar às agruras da pobreza. Esperava contar com a ajuda de um padrinho, mas logo descobriu que não havia lugar para si no armazém de seu suposto protetor. Sem encontrar emprego em Belém nem em Manaus, deixou-se convencer pelas histórias que ouviu sobre a extração do látex e acabou por empregar-se num seringal, em plena selva amazônica, para viver sob um regime de semi-escravidão.

Foi uma vida difícil, da qual teve força para escapar três anos depois, quando ainda não havia atingido a maioridade, embora, por dentro, já fosse um homem extremamente maduro em razão dos momentos de miséria pelos quais passara, longe da família. Ao retornar a Belém e até regressar a Portugal, em 1919, já levava consigo histórias vividas e sofridas que lhe permitiram escrever Emigrantes (1928) e A Selva (1930), romances de grande êxito tanto no Brasil como em Portugal que, hoje, ocupam lugares capitais na história da literatura de expressão portuguesa e estão traduzidos em 36 línguas estrangeiras.

Para resgatar a odisséia do grande romancista na selva amazônica, Abrahim Baze empreendeu profunda pesquisa em arquivos do Amazonas e de Portugal que lhe permitiu descrever com rigor o que foi a saga desse imigrante português, reconstituindo com exatidão o cenário de uma época fundamental para a formação sócio-econômica e cultural do Amazonas de hoje. É o que o leitor vai encontrar em Ferreira de Castro: um imigrante português na Amazônia, ensaio biográfico já publicado em Portugal e que, agora, ganha a sua edição brasileira pela Editora Valer, de Manaus.

Como se sabe, até 1910, a Amazônia viveu o seu período de auge econômico com a exportação da borracha, mas, já em 1911, a região começava a sentir os primeiros efeitos de uma decadência que se tornou inexorável em razão da concorrência internacional. Atacadistas do látex, casas exportadoras e proprietários de seringais - todos começaram a sentir dificuldades financeiras que se refletiram na maneira ainda mais cruel e desumana como foram tratados os seringueiros que se haviam embrenhado na mata tropical em busca de uma vida menos ingrata.

Humilde empregado do seringal Paraíso, o jovem José Maria Ferreira de Castro, saudoso da mãe, irmãos, parentes e de sua aldeia natal, passou a viver as mesmas dificuldades de centenas de nordestinos que sobreviviam amontoados em alojamentos precários à beira do rio Madeira e da selva, vítimas de doenças tropicais, dos ataques dos índios parintintins e de serpentes amazônicas. "Sem a perspectiva de uma emancipação financeira, eram escravos dos patrões e da mata virgem, reservando-se-lhes apenas o direito de caçar ou pescar a sua própria sobrevivência", escreve o biógrafo.

Para recuperar o que foram os dias amazônicos de Ferreira de Castro, o autor valeu-se também de documentos e fotografias do arquivo de Silvino Santos, que datam da segunda década do século XX. Com detalhes sobre a vida da família Teles Monteiro e de Juca Tristão, proprietária e gerente do seringal Paraíso, respectivamente, à época em que lá andou Ferreira de Castro, a biografia preparada por Abrahim Baze oferece, de maneira inédita, fotografias e documentos de pessoas que inspiraram o romancista a criar as personagens de A Selva. Exibe ainda uma carta datilografada e assinada pelo escritor em 17/1/1965, em sua morada à Rua da Misericórdia, 68, em Lisboa, e dirigida a um amigo de Manaus. É esta obra, enfim, um complemento indispensável para quem já leu A Selva.

Abrahim Baze, nascido em Manaus em 1949, tem uma vida dedicada à pesquisa em diversas áreas, inclusive como responsável pela organização de diversos museus no Estado do Amazonas: Museu Fernando Ferreira da Cruz-Beneficente Portuguesa e Centro Cultural Luso-Brasileiro do Amazonas. Formou-se em magistério no Instituto de Educação do Amazonas e graduou-se em História.

Como resultado de seu trabalho como pesquisador, tem várias obras publicadas, como Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas: 125 anos de História (1873-1998) e Escravidão: a Amazônia e a maçonaria edificaram a História. Em 2004, lançou A História do Amazonas: contribuição econômica do látex no Amazonas, que saiu em edição de 500 exemplares pela Revista Portugal e teve execução gráfica nas oficinas do jornal A Voz de Azeméis, de Oliveira de Azeméis.

É presidente do Instituto Brasileiro de Antropologia do Amazonas e pertence ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Academia de História do Amazonas e Academia Amazonense Maçônica de Letras, entre outras instituições. É responsável ainda pelo programa Literatura em Foco da Amazon Sat/Rede Amazônica (www.portalamazonia.globo.com).
___________________
FERREIRA DE CASTRO: UM IMIGRANTE PORTUGUÊS NA AMAZÔNIA, de Abrahim Baze. Manaus: Editora Valer, 192 págs. 2005. E-mail: editora@valer.com.br

Sobre o Autor

Adelto Gonçalves: *Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e autor de Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Bocage – o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003).


E-mail: adelto@unisanta.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Imbróglio 513, por Terezinha Pereira.

A odisséia amazônica de Ferreira de Castro, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos